GUZERÁ IT - ABATE PRIMEIRO LOTE DO PROJETO IT QUALITY
 

 


      O Guzerá IT realizou nos dias 2 e 3 de março, no frigorífico Friburdogue, em Bariri/SP, o abate técnico do primeiro lote de fêmeas do projeto IT Quality, que em breve vai gerar informações sobre maciez de carne.

      Foram 37 as movilhas abatidas aos 16 meses, com 14,3@. No grupo, havia descendentes de touros escolhidos pelos Irmãos Tonetto para um teste de progênie por inseminação em um lote de novilhas Nelore da Fazenda Perfeita União II, em Chapadão do Céu/GO, junto com dois grupos controle.

      O acompanhamento técnico do projeto é do professor Roberto Sainz, da Universidade da Califórnia, em Daves (EUA), junto com Yuri Farjalla, da AVAL Serviços Tecnológicos, e a equipe da Fzea/USP, de Pirassununga/SP, encabeçada pelo professor José Bento Ferraz.

      "O objetivo do projeto é validar os touros que se destacaram nas avaliações que fazemos no rebanho para as características mais importantes em pecuária de corte e também eficiência alimentar", apresentou Tarcisius Tonetto, do Guzerá IT.

      "Nada mais é do que um teste de progênie em que eles amarram todo o processo, desde a seleção genética de mais de 51 anos até a ponta final, que é a busca por uma carne de qualidade", afirmou Farjalla, da Aval.

      No frigorífico, a gerente industrial Ana Beatriz Urbano destacou a qualidade das fêmeas abatidas. "Animais de ótimo acabamento, com marmorização evidente e que é difícil de alcançar nessa idade, mas como são amimais jovens e prontos, para a indústria fica fácil trabalhar, com ossos leves, com mais facilidade de soltar a carne e, consequentemente, com capacidade de fornecer maior qualidade ao consumidor", declarou.

      As análises serão feitas a partir de agora nos laboratórios da USP, em Pirassununga, pela equipe da Fzea, mas o que se viu de padrão das carcaças e cobertura de gordura na planta em Bariri dá sinal de uma qualidade superior. "Tivemos varias carcaças classificadas como choice no padrão americano ", atestou Roberto Sainz, que foi responsável pela desossa dos cortes analisados e pela medição de Área de Olho de Lombo e marmoreio. "O mais interessante é que os Irmãos Tonetto não estão fazendo isso só pelo Guzerá, mas pela pecuária como um todo, pois estão mostrando uma grande ferramenta estudada para produção com volume e qualidade, que vai pagar as contas lá na frente", concluiu Bento Ferraz, da USP.

      Enquanto os técnicos analisam as amostras coletadas no frigorifico, os machos irmãos das novilhas passam pela fase de terminação nos cochos eletrônicos da Fazenda Perfeita União, em Pirajuí/SP. Em junho, eles passarão pelo mesmo procedimento de abate e estudo, para no final saírem as conclusões que devem gerar informação para criação de uma esperada DEP para maciez de carne.

      Mais uma grande contribuição do Guzerá IT à pecuária de corte do Brasil.

 






























_____________________
NOVIDADE: Carne IT no mercado

_____________________
8ª Semana Guzerá Perfeita União

_____________________

Vídeo Guzerá IT 50 anos

_____________________

Entrevista Robert Sainz - Universidade da Califórnia

_____________________

Projeto Quality IT

_____________________

6º Abate Técnico Raça Guzerá.

_____________________

Abate Técnico Guzonel.

 Fazenda Perfeita União - Irmãos Tonetto
 CAIXA POSTAL 30 - CEP: 16600-000 - PIRAJUÍ/SP
 (14)3572-1614 / 99772-0007 / 99788-5752
 Email: irmaostonetto@guzerait.com.br