PUBLICAÇÃO DO GUZERÁ REALÇA DEPs DE CARCAÇA
 

Foto
CAPA DO SUMÁRIO

 

A grande novidade do 6˚ Sumario do Programa de Avaliação Genética de Touros e Matrizes da Raça Guzerá, recém divulgado pela Associação dos Criadores do Centro – Sul , são as DEPs ( Diferentes Esperadas na Progênie, previsão de desempenho genético )para carcaça, com dados sobre a área do olho do lombo, espessura de gordura subcutânea entre a 12˚ e a 13˚ costela e gordura na garupa..

Neste ultimo item de avaliação a participação dos selecionadores é ainda restrita: nesta primeira fase, participaram apenas touros das Fazenda Negrinha ( propriedade de Haroldo de Sá Quartim Barbosa ), Alvorada (de Dante Emilio Ramenzoni ), Perfeita União ( dos Irmãos Tonetto ) e Agropecuária Corona ( de Amílcar Farid Yamin ).

         Qual a importância das DEPs para carcaça?
         É que, usando a genética de um touro positivo para essa característica , a pecuária comercial pode conseguir um bezerro com mais facilidade para obter mais rendimentos cortes nobres com o acabamento considerado ideal pela industria.

         Além das DEPs para carcaça, o 6 Sumário traz informações sobre dados para fertilidade ( intervalo entrepartos ), habilidade materna ( peso à desmama ) e crescimento ( ganho de peso às várias etapas ). Neste ano, o Sumário aumentou o número de rebanhos avaliados em 11% e o dos animais ( machos e fêmeas ) em 9%.

         O Programa de Melhoramento Genético da Raça Guzerá, que esta no sétimo ano, conta com a avaliação da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores, de Ribeirão Preto, SP. 

 

 

ASSOCIAÇÃO FAZ ABATE TECNICO DE CRUZADOS

 

Foto
OS ANIMAIS DO EXPERIMENTO

   

      A Associação Nacional dos Criadores da Raça Guzerá do Centro – Sul, antigo Núcleo Guzerá Sudeste, realiza novo abate técnico para avalias animais cruzados precoces e que tenham sangue dessa raça zebuína. Nos abates anteriores, se avaliaram animais super precoces tricruzados Nelore – Guzerá e Simental e machos Guzerá puro. Desta vez, o abate envolve produtos ½ Nelore – Guzerá.

         Os 19 machos da Fazenda Negrinha, de Haroldo de Sá Quartim Barbosa, selecionador em Parapuã, SP, foram recriados a pasto ate a idade de 15 a 16 meses e por 60 dias estiveram em semi – confinamento. O abate está marcado para o final de agosto. Na avaliação de 17 de julho, o lote apresentou peso médio de 17,02 arrobas e deve chegar ao frigorífico com 17,68.

         Alem de avaliar o ganho de peso e a carcaça ( acabamento e rendimento ), a exemplo das fases anteriores, será analisada a qualidade da carne quanto a sabor, maciez e suculência. O Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro conduz o trabalho.

 

FONTE: REVISTA DBO AGOSTO DE 2006_ANO 25 / NUMERO 310



Venda Direta de Olho na Fazenda Perfeita União

_____________________

Grandes Criatórios 2017 - Parte1

_____________________

Grandes Criatórios 2017 - Parte2

_____________________

Vídeo Guzerá IT 50 anos

_____________________

Entrevista Robert Sainz - Universidade da Califórnia

_____________________

Projeto Quality IT

_____________________

6º Abate Técnico Raça Guzerá.

_____________________

Abate Técnico Guzonel.

 Fazenda Perfeita União - Irmãos Tonetto
 CAIXA POSTAL 30 - CEP: 16600-000 - PIRAJUÍ/SP
 (14)3572-1614 / 99772-0007 / 99788-5752
 Email: irmaostonetto@guzerait.com.br