Experiência da consultoria Vet Plus na Fazenda Surubim, propriedade da Agropecuária Corona
 

NO PARÁ - Experiência da consultoria Vet Plus na Fazenda Surubim, propriedade da Agropecuária Corona em  Marabá, região sul do Pará, comprovada a tese do pessoal de Viçosa. O veterinário Fernando Galvani relata que havia algumas dúvidas sobre o real potencial reprodutivo de touros zebuínos a campo, em regime de monta natural não controlada. Isso numa estação de "ultra curta". Em especial não se sabia quantas vacas um reprodutor seria capaz de fertilizar ao dia.

A Vet Plus, então, escolheu 400 vacas cruzadas, a maioria primíparas, solteiras, ganhando peso. Com esse balanço energético positivo, foi observada a taxa de cio por cinco dias, com auxílio de rufiões. Escolheram - se reprodutores da raça Guzerá, nascidos entre abril e dezembro de 2001, mochados, previamente avaliados quanto a reprodução. Os animais passaram por exame andrológico ( espermigênese ) e por testes de comportamento sexual ( libido ). Também foram feitos exames de brucelose. A avaliação andrológica se realizou cinco dias antes e três depois da estação experimental de monta, que durou somente 21 dias.

No inicio a experiência as 400 vacas foram colocadas com dois touros. Isso mesmo. Apenas dois reprodutores. Ao final das três semanas, havia 392 matrizes cruzadas. E 160 delas ficaram prenhes. A taxa de gestação em 21 dias bateu em 40,82%. Destrinchando mais os números: por dia, média de 7,62 vacas emprenharam, o que resulta na marca de 3,81 por touro. As gestações foram confirmadas por ultra - sonografia.

Esse resultado reforçou a noção, segundo Fernando Galvani, de que os touros zebuínos realmente vêm sendo subutilizados. "A efetiva quantidade de vacas que um touro pode servir por dia é muito acima da atualmente utilizada", conclui. Além disso, a estação de monta pode ser sensivelmente reduzida, com o uso de touros prévia e adequadamente avaliados. O impacto econômico seria extraordinário, diz Galvani, pelo uso de indivíduos superiores do ponto de vista reprodutivo. Agrega - se genética para fertilidade ao rebanho e com isso se melhora o sistema como um todo.

FONTE: REVISTA DBO SETEMBRO 2006 - PAGINA 66 E 68



Venda Direta de Olho na Fazenda Perfeita União

_____________________

Grandes Criatórios 2017 - Parte1

_____________________

Grandes Criatórios 2017 - Parte2

_____________________

Vídeo Guzerá IT 50 anos

_____________________

Entrevista Robert Sainz - Universidade da Califórnia

_____________________

Projeto Quality IT

_____________________

6º Abate Técnico Raça Guzerá.

_____________________

Abate Técnico Guzonel.

 Fazenda Perfeita União - Irmãos Tonetto
 CAIXA POSTAL 30 - CEP: 16600-000 - PIRAJUÍ/SP
 (14)3572-1614 / 99772-0007 / 99788-5752
 Email: irmaostonetto@guzerait.com.br